Tamanho do texto

Bagdá, 7 fev (EFE).- O Governo iraquiano disse hoje acreditar que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vai reduzir em sua reunião de março as exportações para conseguir uma alta de preço para mais de US$ 70 o barril.

"Acredito que os países-membros da Opep decidirão em sua reunião ministerial de março baixar sua produção de petróleo para aumentar para mais de US$ 70 a cotação do barril", disse o ministro do Petróleo iraquiano, Hussein al-Shaharestani, em Bagdá.

Além disso, o ministro responsabilizou alguns blocos políticos no Parlamento iraquiano por rejeitar a aprovação para voltar a fundar a Companhia Nacional do Petróleo.

Segundo ele, essas coalizões políticas - que não identificou -, desejam condicionar a empresa à promulgação da lei do petróleo e do gás.

Nesse contexto, o funcionário iraquiano destacou o importante papel que a citada companhia pode ter no desenvolvimento do setor petrolífero nacional, "e por isso não pode permanecer preso a manobras políticas". EFE ah/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.