Tamanho do texto

País é um dos cinco maiores produtores mundiais da commodity e enfrenta sanções internacionais por causa de seu programa nuclear

O Irã descobriu um novo campo gigante de petróleo próximo a fronteira em uma de suas provincias do Sul, informou a agência de noticias local Mehr, citando como fonte o executivo chefe da área de exploração da National Iranian Oil Cmpany (NIOC). No entanto, não foram divulgados mais detalhes sobre o campo.

Leia também:

Com tensões no Irã, petróleo tem alta e ameaça economia

Sanções ao Irã podem levar petróleo para US$ 250, diz ministério

De acordo com o mais recente Boletim Estatístico Anual da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), de 2010/2011, o Iran tem reservas comprovadas de 151,2 bilhões de barris de petróleo. É o terceiro no mundo. Só perde para a Venezuela, com 296,5 bilhões de barris e Arábia Saudita, com 264,5 bilhões. Como base de comparação, o Brasil tinha 12,9 bilhões, em 2010.

Leia ainda:

Produção da Opep sobe para máxima de mais de três anos

Em produção, o país é o quinto, atualmente, com 3,55 milhões de barris por dia. O primeiro é a Rússia (9,85 milhões), seguida da Arábia Saudita (8,16 milhões), Estados Unidos (5,51 milhões) e China (4,01) milhões).

Atualmente o país vêm enfrentando sanções econõmicas internacionais por causa de seu programa nuclear. Países do Ocidente, como Estados Unidos, França e Inglaterra,  acusam o país de estar desenvolvendo armas nucleares. O Irã sustenta que seu programa tem como meta o uso de urânio enrriquecido apenas para geração de energia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.