Tamanho do texto

IPC-S fica praticamente estável no início do mês

SÃO PAULO, 8 de agosto (Reuters) - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve variação negativa de 0,01 por cento na primeira prévia de agosto, após queda de 0,04 por cento no mês de julho, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

"Cinco das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. A principal contribuição partiu do grupo Alimentação", disse a FGV em nota.

Os custos do grupo Alimentação recuaram 0,48 por cento, após declínio anterior de 0,67 por cento, em razão de maiores variações dos itens frutas, laticínios e carnes bovinas.

Os preços de Habitação subiram mais, passando de alta de 0,26 por cento no mês passado para 0,31 por cento no início deste. Os de Educação, leitura e recreação caíram menos, em 0,17 por cento nesta leitura, após 0,23 por cento na anterior.

Os custos de Transportes, por outro lado, tiveram alta menor, de 0,20 por cento agora, contra 0,33 por cento antes. Os de Vestuário passaram de elevação de 0,42 por cento para baixa de 0,22 por cento.

As maiores quedas individuais de preços foram de batata-inglesa, tomate, manga, passagem aérea e pimentão. As principais altas foram de aluguel residencial, plano e seguro saúde, limão, vagem e álcool combustível.

(Reportagem de Vanessa Stelzer)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.