Tamanho do texto

Resultado indica estabilidade da taxa medida pelo índice de preços ao consumidor

selo

A taxa de inflação no Reino Unido foi de 4,5% em maio, em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou hoje o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). O resultado indica estabilidade da taxa medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), já que em abril, ante o mesmo mês do ano passado, a alta de preços também foi de 4,5%.

De acordo com o ONS, a inflação foi de 0,2% em maio ante abril deste ano. Os resultados anual e mensal ficaram em linha com as estimativas dos economistas. Os preços do álcool e do tabaco subiram 9,8% em maio ante o mesmo mês do ano passado. Esse foi o maior avanço anual nessa categoria desde 1997.

Espanha

O CPI da Espanha se desacelerou em maio, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). O índice apontou alta de preços de 3,5%, depois de aumentar 3,8% em abril. Em base harmonizada para a União Europeia, a alta foi de 3,4%, confirmando a estimativa inicial do INE e abaixo do avanço de 3,5% registrado em abril.

França

Em outra divulgação do dia, o Banco da França (o banco central do país) informou que o déficit em conta corrente francês subiu para 4,8 bilhões de euros (US$ 6,9 bilhões) em abril, na comparação com os 4,1 bilhões de euros de março. A conta corrente do balanço de pagamentos reúne dados da balança comercial (exportações menos importações), da balança de serviços e das transferências unilaterais.

O déficit no comércio de bens aumentou para 7,3 bilhões de euros em abril, ante 6,3 bilhões de euros em março, enquanto o superávit no comércio de serviços cresceu para 1,3 bilhão de euros, ante 1 bilhão de euros. A receita em abril subiu para 3,4 bilhões de euros, de 3,3 bilhões de euros em março.

Os investimentos estrangeiros diretos na França aumentaram para 6 bilhões de euros, de 3,8 bilhões de euros, enquanto os investimentos franceses diretos no exterior somaram 23,8 bilhões de euros em abril, em comparação com 7,9 bilhões de euros em março. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.