Tamanho do texto

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,3% em janeiro em relação a dezembro, em base sazonalmente ajustada, informou hoje o Departamento do Trabalho norte-americano. A variação superou a alta prevista de 0,2% pelos economistas e contrariou o movimento de queda de 0,8% do índice em dezembro.

Na comparação de janeiro ante janeiro de 2008, o CPI ficou inalterado.

O núcleo do CPI, que exclui as variações de preços de alimentos e energia, subiu 0,2% em janeiro, também superando a previsão, de aumento de 0,1%. Ante mesmo mês do ano passado, o núcleo do CPI subiu 1,7% em janeiro.

Segundo o relato do Departamento do Trabalho dos EUA, os preços de energia subiram 1,7% em janeiro em relação a dezembro e despencaram 20,4% em relação a janeiro do ano passado. Os preços da gasolina subiram 6% em janeiro e os dos alimentos avançaram 0,1%.

Os preços no setor de transportes saltaram 1,3% em janeiro, após três meses seguidos de expressiva retração. Os preços no segmento imobiliário, que respondem por 40% do índice, ficaram inalterados. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.