Tamanho do texto

Washington, 1 dez (EFE).- A inadimplência no pagamento de créditos no setor automotivo nos Estados Unidos aumentou 1,25% no terceiro trimestre do ano, embora os analistas tenham apontado que a razão seja mais estacional que devido à crise econômica.

A empresa financeira TransUnion disse que a taxa de inadimplência a 60 dias no setor automotivo passou de 0,73% no segundo trimestre para 0,81% no terceiro.

O aumento do terceiro trimestre de 2008 em comparação com o mesmo período de 2009 foi de 1,25%.

Mas Peter Turek, vice-presidente do setor automotivo da divisão de serviços financeiros da TransUnion, disse que as razões deste aumento são cíclicas.

"O aumento no terceiro trimestre da taxa de inadimplência a 60 dias é mais indicativo de um modelo estacional, já que o atual ambiente de empréstimos do setor automotivo permaneceu consistente nos últimos 12 meses".

Tradicionalmente a inadimplência aumenta no final de ano, devido às maiores despesas dos consumidores americanos.

Turek também disse que as diferenças em alguns estados podem indicar uma melhor situação de suas economias.

"Sete estados experimentaram uma queda de suas taxas de inadimplência de trimestre a trimestre, enquanto 22 exibiram uma queda anual. A queda do índice de inadimplência é um indicador que alguns estados poderiam emergir da recessão antes que outros", acrescentou o analista da TransUnion. EFE jcr/pd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.