Tamanho do texto

Em igual período do mês passado, índice havia registrado alta de 0,70%

selo

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,09% na primeira prévia de junho, após ter apresentado inflação de 0,70% em igual período do mês passado, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A taxa anunciada ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro, que esperavam uma taxa entre deflação de 0,25% e inflação de 0,38%. A mediana das expectativas previa alta de preços de 0,02%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços ao Produtor Amplo - Mercado (IPA-M) teve queda de 0,53% na primeira prévia do mês, em comparação com a alta de 0,60% no mesmo período de maio.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M) apresentou taxa negativa de 0,18% na prévia anunciada hoje, após subir 0,87% na primeira prévia do mês passado.

Já o Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado (INCC-M) teve alta de 2,97% na primeira prévia deste mês, após registrar aumento de 0,94% na primeira prévia de maio.

O IGP-M é bastante usado nos reajustes de preços do aluguel. Até a primeira prévia de junho, o índice acumula alta de 3,24% no ano e de 8,75% em 12 meses.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.