Tamanho do texto

O governo começa a pagar, a partir de hoje o abono salarial PIS/PASEP, ano-base 2007. Tem direito ao abono, o trabalhador ou servidor que esteja cadastrado há pelo menos cinco anos; que tenha trabalhado com carteira assinada ou sido nomeado efetivamente em cargo público durante pelo menos 30 dias no ano-base (2007) por empregadores contribuintes do PIS/PASEP; e que tenha recebido em média até 2 (dois) salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado no ano passado.

O valor do benefício é de um salário mínimo (R$ 415,00). O trabalhador com direito a receber o PIS e nasceu no mês de julho poderá sacar o beneficio já a partir de hoje. No caso do Pasep, o saque estará disponível somente para as inscrições com final 0 e 1. O período para recebimento se encerrará no dia 30 de junho de 2009. O calendário do pagamento está disponível do site do ministério do Trabalho:www.mte.gov.br.

Os recursos para pagamento do abono são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) que neste ano, segundo o Ministério do Trabalho, deve inserir mais de R$ 6,4 bilhões na economia brasileira. Para os trabalhadores com carteira assinada, os pagamentos acontecem na Caixa Econômica Federal. Os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil.