Tamanho do texto

Rio de Janeiro, 18 fev (EFE).- Os gastos de turistas estrangeiros no Brasil foram de US$ 5,3 bilhões em 2009, valor que, embora represente queda de 8% em relação a 2008, é o segundo mais alto desde 1947, informou hoje o Governo.

O aumento foi de 114% em relação a 2003, ano no qual o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) começou a promoção internacional do país como destino para viajantes estrangeiros.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, qualificou o resultado conseguido em 2009 de "excepcional" se comparado com a maioria dos países do mundo.

Em 2009, o Brasil registrou crescimento de 0,15% em relação ao ano anterior no fluxo de chegadas de voos regulares internacionais.

O total dos desembarques internacionais de voos regulares e não regulares (fretados) chegou a 6,5 milhões de pessoas, praticamente o mesmo número de 2008, já que diminuiu apenas 0,77%.

Segundo Jeanine Pires, o aumento da chegada de turistas internacionais em voos regulares demonstra que a acessibilidade aérea para chegar ao Brasil evoluiu de maneira "notável". EFE kot/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.