Tamanho do texto

Maioria dos bancos de investimento manteve recomendação, diz executivo

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, associou o aumento da alíquota de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para o capital estrangeiro à queda no valor das ações da estatal logo depois do processo de capitalização. Gabrielli disse o movimento de queda dos papéis após a megaoperação de capitalização faz parte de um ajuste.

José Sérgio Gabrielli:
Fabrizia Granatieri
José Sérgio Gabrielli: "Poucos analistas mudaram a recomendação, tem mais de 40 analistas no mercado"
“Do ponto de vista técnico, faz-se uma capitalização de R$ 120 bilhões numa empresa que valia naquele momento pouco mais de R$ 200 bilhões. Consequentemente, lançando-se esse volume de ações novas, isso vai ter impacto sobre o preço das ações; isso é inevitável tecnicamente. Mas, surpreendentemente, as ações tiveram comportamente excepcional, fantástico, porque depois do lançamento das ações elas se estabilizaram rapidamente”, afirmou ele, em entrevista ao iG .

Segundo Gabrielli, investidores estrangeiros, diante do novo imposto sobre dólares, se desfizeram dos papéis para, com o dinheiro das ações, em reais, comprar papéis de renda fixa, deixando de pagar o imposto. “Uma semana e meia depois do fechamento da operação, o governo fez mudança, correta, por razões cambiais, do IOF, para investimentos estrangeiros em renda fixa. Ao fazer essa mudança, ele aumenta o imposto para o investidor estrangeiro, mas ficou uma brecha. O investidor estrangeiro, que tinha ações de empresas brasileiras poderiam vender essas ações no mercado brasileiro e, portanto, transformar essas ações em reais e comprar com essas com esses reais os títulos de renda fixa brasileiro, sem pagar o IOF”, explicou.

O governo decidiu aumentar a IOF para inibir a entrada de dólares no País e segurar a queda do dólar. Em outubro, enquanto o Ibovespa registrou alta de 3,23%, as ações ordinárias da Petrobras tiveram queda de 5,92% e as preferenciais, baixa de 5,79%. Em 2010, a queda chega a 27% enquanto o Ibovespa subiu 4,7%.

Gabrielli destacou também que a maioria dos analistas manteve recomendação favorável à compra dos papeís. “ concluiu.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.