Tamanho do texto

A possível criação de um mecanismo governamental para comprar títulos lastreados em hipotecas, proposta apresentada aos congressistas dos EUA pelo secretário do Tesouro, Henry Paulson, pode custar até US$ 500 bilhões, segundo informou uma autoridade do governo ao site da rede de TV norte-americana CNBC. O plano envolveria a compra de hipotecas privadas e garantidas pelo governo.

A fonte do governo disse à CNBC que a parte principal do plano de duas etapas seria a compra das hipotecas privadas, subscritas pelos investidores de Wall Street, e a manutenção desses papéis até o seu vencimento. A venda de bônus do Tesouro financiaria esse mecanismo, ainda sem nome, que teria de ser aprovado pelo Congresso.

A segunda parte do plano não requer a aprovação do Congresso e envolve o estímulo às compras de hipotecas lastreadas pelo governo, disse a CNBC. Uma empresa privada de administração de investimentos poderia operar esse fundo de hipotecas, mas os detalhes sobre isso ainda não são conhecidos. As informações são da Dow Jones.

Serviço 

Mais notícias

Para saber mais

Opinião


Leia mais sobre a crise nos EUA

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.