Tamanho do texto

No ano passado, o setor produtivo registrou crescimento de 1,6%, contra 2,7% dos serviços e 3,9% da agropecuária

A redução do desempenho do setor industrial contribui para que o PIB de 2011 não tivesse um crescimento mais robusto. No ano passado, o setor produtivo registrou crescimento de 1,6%, contra 2,7% dos serviços e 3,9% da agropecuária.

Segundo o IBGE, o destaque nos 12 meses de 2011 foram eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (3,8%) e construção civil (3,6%).

Brasil cresce 2,7% em 2011 e vira 6ª economia do mundo

Taxa de investimento diminui para 19,3% do PIB em 2011

Crescimento do PIB per capita é menor que da economia nacional, mostra IBGE

De acordo com o instituto, os bons resultados da construção civil foram confirmados pelo aumento da população ocupada no setor, que acumulou expansão de 3,9%, segundo pesquisa mensal de Emprego do IBGE.

Já a área extrativa mineral cresceu 3,2%, com destaque para a extração de minério de ferro.

Produção industrial cresceu abaixo dos setores de serviços e agropecuário em 2011
AE
Produção industrial cresceu abaixo dos setores de serviços e agropecuário em 2011
A indústria de transformação, por sua vez, ficou praticamente estagnada em relação a 2010, com variação de 0,1% influenciada, principalmente pela redução do valor adicionado de automóveis, vestuário, metalurgia e máquinas, entre outros.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2011,a indústria foi a única atividade a registrar resultado negativo (-0,5%).

Na comparação com o quarto trimestre de 2010, a indústria, que vem apresentando trajetória de desaceleração desde o segundo trimestre de 2010, teve variação negativa de -0,4%.

Segundo o IBGE, a variação negativa da indústria foi puxada pela queda de -3,1% na Indústria de transformação. O desempenho ruim da indústria de transformação foi atribuído à redução da produção de têxteis, artigos de vestuário, calçados, máquinas e equipamentos.

Consumo das família cresce pelo oitavo ano consecutivo em 2011

Agropecuária foi grande destaque do PIB em 2011

Dilma culpa crise europeia por baixo crescimento

Já as outras atividades industriais apresentaram crescimento: extrativa mineral (3,8%), construção civil (3,1%) e eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (3%).

(Colaborou Ilton Caldeira, iG São Paulo)



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.