Tamanho do texto

Preços do álcool e da gasolina caem menos, de acordo com o IPC-Fipe

Os preços médios do álcool combustível e da gasolina apresentaram deflações menores na capital paulista, conforme levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Na terceira quadrissemana do mês (últimos 30 dias terminados em 22 de abril), o valor médio do álcool recuou 15,33% ante baixa de 17,47% verificada na segunda quadrissemana do mês (30 dias encerrados em 15 de abril).

No mesmo período de comparação, o declínio no preço da gasolina passou de 1,82% para 1,53%.

A queda menos intensa de ambos os combustíveis foi importante para levar o grupo Transportes para o mesmo tipo de comportamento e aliviar menos a variação positiva do IPC da terceira medição do mês. De acordo com a Fipe, o grupo apresentou baixa de 0,64% no período contra variação negativa anterior de 0,78%.

Este movimento de baixa em Transportes gerou um alívio de 0,10 ponto porcentual para o IPC de 0,34% da terceira quadrissemana. Na segunda medição de abril, quando o indicador da Fipe havia apresentado variação positiva menor, de 0,23%, o grupo Transportes contribuiu com um alívio maior para a inflação paulistana, de 0,13 ponto porcentual.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.