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O que o fenômeno do Pokémon Go tem a ensinar quem tem o próprio negócio? Veja dicas de como aproveitar os jogos online profissionalmente

Brasil Econômico

Sanduíches de Pokémon podem ser encontrados em rede de fast-food na Austrália
Reprodução/Instagram
Sanduíches de Pokémon podem ser encontrados em rede de fast-food na Austrália

Assim como acontece com todas as modas que se transformam em verdadeiras "febres", o aplicativo Pokémon Go apareceu sem aviso e, em menos de uma semana, tornou-se um dos maiores jogos online de todos os tempos.

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E o que esse fenômeno tem a ensinar a você que tem o seu próprio negócio? A resposta é simples: goste ou não dos jogos online ,  o empresário moderno deve estar atento aos movimentos do mercado de games, que movimenta milhões de pessoas e, se bem aproveitado, abre portas para novas receitas.

Abaixo estão algumas dicas da especialista Marcella Pasquarelli, gerente de marketing da Zanox, para que o empreendedor não deixe oportunidades pontuais passarem ser render frutos.

Mantenha-se ativo

Diferente das campanhas sazonais, não é possível planejar essas tendências com antecedência. E mais importante, você nunca saberá quando sua popularidade vai desaparecer. Portanto, é importante estar inteirado sobre as últimas novidades de modo que você possa incorporá-las rapidamente em sua estratégia de marketing.

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Siga influenciadores e sites de notícias voltados a seu tipo de negócio nas redes sociais, de modo que tenha um newsfeed que reúna os principais temas. Também mantenha-se atento às tendências, as redes sociais são, geralmente, bons indicadores das últimas manias e notícias de última hora.

Reserve um espaço em sua estratégia para tendências inesperadas

A maioria das empresas já terão sua estratégia para o ano, mas deve haver algum espaço para  flexibilidade.

Mais que nunca, você será capaz de usar o que planejou - combinado com as tendências, tendo o seu marketing pronto para o próximo nível. Pode ser útil criar modelos de design com antecedência, onde o texto possa ser facilmente alterado, com acréscimos de última hora.

Pense fora da caixa

Tenho uma empresa de moda e não um jogo? Você não precisa estar inserido em um setor para usar ferramentas dessa área na sua empresa. Isso não significa que ela deva ser implementada independentemente, é preciso construir estratégias para amarrá-la às suas ações.

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A ASOS, loja online inglesa, é um bom exemplo de marca que consegue incorporar a maioria das tendências em seu marketing. Eles compararam a coleção SS16 ao Pokémon, fazendo referências das peças aos monstrinhos, discutindo os perigos de ser um 'Pokemon Widow' e criou divertidos memes relacionados aojogo em suas redes sociais. Não é necessário fazer parte da indústria, simplesmente inseri-lo em sua newsletter ou mencioná-lo em seu material promocional pode ser o suficiente para envolver os seus clientes e incentivar mais cliques e conversões.

Pense em como você pode ajudar seus clientes

A estratégia tradicional 'push', segundo o qual uma marca simplesmente promove seus produtos para o cliente tornou-se cada vez menos eficaz, abrindo caminho para as estratégias "pull",  onde a marca oferece conteúdo com informações úteis, que levam o cliente a realizar uma compra.

Ao integrar a última tendência em seu plano, tente pensar em como sua empresa pode fornecer conteúdo útil ou insights sobre a moda. Por exemplo, com o Pokémon GO, existem empresas que transformaram suas lojas em PokéStop e convidaram as pessoas para jogarem, oferecendo acesso WiFi gratuito e carregadores. Como alternativa, você também pode fornecer guias, dicas e truques ou executar uma competição relacionada à tendência. A coisa mais importante? Tente torná-lo tão divertido quanto possível!

Via de regra, considerar essas tendências na elaboração de suas estratégias promocionais e de marketing para o ano é uma tarefa difícil. Eles chegam sem avisar e acabam antes que você tenha oportunidade de entrar no movimento. Mas, mantendo-se atento às novidades, sendo flexível e criativo, você certamente conseguirá utilizar os jogos online ou a última moda para o seu negócio.

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