Tamanho do texto

De acordo com o Instituto Data Popular, no País existem 38,5 milhões de pessoas que desejam abrir o próprio negócio

Cerca de 38,5 milhões de brasileiros têm a intenção de abrir o próprio negócio. É o que diz a pesquisa do Instituto Data Popular, divulgada nesta terça-feira (23), que mostrou um aumento de cinco pontos percentuais na comparação com 2013: de 23% para 28%.

Baixo salário é um dos principais motivos
NYT
Baixo salário é um dos principais motivos

O levantamento apontou ainda que 78% dos entrevistados que querem empreender já estão se preparando para deixarem de ser funcionários. Entre eles, 38% pesquisam a área em que desejam atuar, 28%  já guardam dinheiro para investir e 12% se aperfeiçoam em cursos e estudos.

De acordo com Renato Meirelles, presidente do Data Popular, o achatamento do salário impulsiona a vontade de ser o dono do próprio negócio. “Os brasileiros enxergam no empreendedorismo uma iniciativa para garantir mais renda e um bom futuro para a família”.

Leia mais: Retomada da atividade e da confiança deve ser adiada para 2016

A pesquisa mostra que a possibilidade de ganhar mais, crescer profissionalmente e não ter chefe são os principais motivos que incentivam a abertura do próprio negócio. “É muito comum as pessoas empregarem parentes, amigos ou vizinhos e abrir o negócio no bairro onde mora, o que contribui para fortalecer a economia local”, disse Meirelles.

Regiões

No estudo, a região Norte é a que concentra o maior percentual de pessoas com vontade de empreender (55%), seguida do Nordeste (33%), Sul (26%), Centro-Oeste (24%) e Sudeste (24%). Entre os interessados em empreender, 53% são homens e 47% mulheres; 50% são da classe média, 28% da classe alta e 22% da classe baixa; 54% têm entre 18 e 35 anos, 19% têm entre 36 e 45 anos e 27% têm mais de 46 anos; 50% têm ensino fundamental, 37% têm ensino médio e 13% têm curso superior.

Veja também:

18 passos para empreender sem medo


    Leia tudo sobre: empreendedorismo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.