Tamanho do texto

Smartphones e tablets são ferramentas de trabalho essenciais para quem possuí um negócio próprio. Confira os apps que todo empresário deveria usar – ou pelo menos testar

Aplicativos essenciais para empreendedores
Thinkstock Photos
Aplicativos essenciais para empreendedores

Empreender requer um exercício físico e mental diário para que o negócio tome forma e traga resultados positivos. Entre as inúmeras responsabilidade de quem gere uma empresa própria estão o aprimoramento do planejamento estratégico, participação em reuniões, implementação de métodos de cobrança e pagamento e, claro, desenvolvimento constante de novas ideias. E tudo isso muitas vezes precisa ser feito com o auxílio de um aparelho celular ou tablet, afinal, principalmente no início das atividades de uma nova empresa, dificilmente sobra tempo para sentar à frente de um computador e desempenhar estas e outras tantas tarefas essenciais para o bom direcionamento do negócio.

Os aplicativos se tornaram ferramentas estratégicas para empreendedores dos mais diversos segmentos. Eles  facilitam (e muito) a realização de tarefas a partir de dispositivos móveis. Mas diante das inúmeras opções disponíveis, quais os apps que não podem faltar na sua telinha? Para responder a esta pergunta, Marcelo Nakagawa, diretor de empreendedorismo da FIAP, lista os top 10 apps que irão colaborar efetivamente para o desenvolvimento do seu negócio - e a grande vantagem é que todos eles contam com versões básicas que podem ser baixadas e usadas gratuitamente:

Flipboard – Um jeito fácil e rápido de acompanhar suas fontes de informações preferidas no Brasil e no mundo. Também é útil para buscar inspiração para novas ideias para o seu negócio e ainda para passar o tempo, visualizando conteúdos dos seus hobbies pessoais. Se bem utilizado, você se atualiza, aprende e ainda se inspira para empreender mais e melhor.

Hootsuite – Negócios de todos os portes precisam saber tirar proveito das redes sociais, mas não adianta apenas estar presente. É preciso saber gerenciar as redes de forma cuidadosa e persuasiva. Há vários serviços que lidam com este desafio, mas o aplicativo do Hootsuite é um dos mais efetivos pois gerencia bem as principais redes como Twitter, Facebook e LinkedIn. Se alguém falar bem ou mal do seu negócio, seja o primeiro a saber.

Evernote – Começou como um serviço de lembrete, mas hoje é uma ferramenta para aumentar a produtividade das pessoas. Empreendedores podem colocar suas anotações, lista de coisas para fazer e organizar imagens e fotos que podem ser úteis nos negócios. Ganhe tempo para utilizá-lo nos esforços que geram crescimento da sua empresa.

Dropbox App  – Já consagrado como serviço de armazenamento de arquivos, sua versão aplicativo apresenta a mesma facilidade para acessar os documentos via smartphone. Editar, só se for na versão para tablet. Mas, mesmo assim, o acesso remoto aos principais arquivos sempre é útil. Empreendedor sempre teve de carregar a empresa nas costas. Agora pode carregá-la no bolso.

WhatsApp  – Quase todo mundo tem, mas muitos empreendedores ainda não aprenderam a usar o WhatsApp para se comunicar com sua equipe e adotá-lo como ferramenta corporativa de comunicação rápida. Você não precisa estar sempre na empresa para estar sempre presente.

Evernote Scannable  – Outro aplicativo da família Evernote. Muito útil para scanear e enviar documentos e copiar as informações de cartões de visita, conectando a pessoa conhecida ao seu Linkedin. Todos os seus documentos e contatos ficarão bem organizados.

Slack  Caiu nas graças dos usuários e, principalmente, investidores. Tem pouco mais de um ano de criação e já é avaliado em mais de US$ 1 bilhão. O Slack é um aplicativo que tenta matar a troca infinita de emails na comunicação entre os colaboradores da empresa, dando muito mais agilidade para todos do time. 

99taxis – Se o empreendedor não se movimenta, a concorrência fará isto por ele. Daí ter um aplicativo de táxi confiável nas cidades em que mais se locomove é praticamente obrigatório para ganhar tempo, comodidade e segurança. A 99taxis é uma das líderes de mercado, mas sempre é bom ter mais de um aplicativo de taxi no caso de, justamente naquele momento, estar chovendo e os taxis desaparecerem.

Refresh – Vai ter uma reunião e precisa de informações rápidas sobre as pessoas com quem irá conversar? Viu o nome de uma pessoa em um crachá em um evento e quer saber mais informações dela para abordá-la da forma mais efetiva? O Refresh faz isto. Já é clichê, mas você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão.

Emprego Ligado – Está precisando contratar colaboradores de nível operacional? O aplicativo EmpregoLigado pode ajudar, inclusive priorizando os de melhor currículo e que moram mais perto do local de trabalho. 

    Leia tudo sobre: empreendedorismo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.