Tamanho do texto

Pesquisador busca ajuda na internet para produzir Lammily e consegue US$ 460 mil, cinco vezes mais que o necessário

O americano Nickolay Lamm parece ter encontrado um nicho ou um mercado (e consumidores) em transformação.

Lammily será lançada em novembro deste ano e sua versão exclusiva custa US$ 25
Divulgação
Lammily será lançada em novembro deste ano e sua versão exclusiva custa US$ 25

O artista e pesquisador criou a Lammily, uma boneca com características de uma mulher mediana e uma alternativa à loira de olhos azuis, magra e fashion Barbie, da Mattel.

Para cobrir os custos com ferramentas, modelagem e também conseguir o valor mínimo de compras pedido pelo fabricante, Lamm pediu ajuda na internet, por meio de crowdfunding. O nome da campanha é Average is beautiful (A média é bonita).

Leia também:  Aluguel de brinquedos estimula consumo consciente

Em menos de 24 horas, ele atingiu o objetivo, e arrecadou mais de US$ 90 mil no dia 5 de março, quando a campanha foi lançada.

Faltando 13 dias para que a arrecadação de fundos seja finalizada, Lamm já conseguiu obter US$ 460 mil, quase cinco vezes o necessário. Foram 12 mil apoiadores, que, como prêmio, receberão versões exclusivas da boneca conforme o valor da doação.

O artista conseguiu vender todos os prêmios mais caros. Ao doar o valor de US$ 1,5 mil, o apoiador pode ter o seu nome na embalagem da boneca, e receber dez modelos da edição exclusiva, que não será vendida no varejo.

Mas a maior parte do apoio consistiu em doações de US$ 25, que dão direito a uma boneca. No total, 9 mil apoiadores irão ganhar uma Lammily exclusiva.

A entrega da boneca está prevista para novembro deste ano. Os pedidos podem ser feitos para apoiadores nos Estados Unidos e também no exterior.

Lamm quer criar outros modelos da Lammily, e incluir, além de outras raças, também outros tipos de corpos.

Criador quer promover outro estilo de vida 

Pesquisador americano que criou boneca tem Steve Jobs como inspiração
Divulgação
Pesquisador americano que criou boneca tem Steve Jobs como inspiração

A Lammily tem pé e joelhos articulados. Um pouco mais baixa que outras bonecas, seu corpo é mais atlético do que a da rival da Mattel, e a boneca tem olhos e cabelos castanhos, usa pouca maquiagem e vem com roupas simples.

Ao ganhá-las, as pequenas consumidoras podem dar o nome que quiser para o brinquedo, que vem com um passaporte para ser preenchido.

O objetivo de Lamm com o projeto é promover uma beleza mais realista, mais diversão, um estilo de vida mais saudável e um comportamento menos dominado pela indústria da moda. Em seu site, ele diz ter decidido agir, e não esperar pela mudança de design do produto na indústria de brinquedos. 


    Leia tudo sobre: empreendedorismo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.