Tamanho do texto

Levantamento sinaliza que empreendedores estão menos otimistas em relação à economia

Agência Estado

O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) apurado pelo Insper em parceria com o Banco Santander para o terceiro trimestre de 2013 caiu 5,6% na comparação com as expectativas para o segundo trimestre do ano (71 pontos contra 75,2 pontos).

Assim, o levantamento divulgado nesta terça-feira (16) sinaliza que os empresários se encontram menos otimistas em relação à economia brasileira do que no período imediatamente anterior.

O resultado também é inferior ao registrado no terceiro trimestre de 2012 (74,1 pontos) e um pouco menor que no mesmo período de 2011 (72,3 pontos).

De acordo com o professor e pesquisador do Insper José Luiz Rossi, o IC-PMN mostra que os pequenos e médios empresários possuem uma perspectiva menos positiva sobre a evolução da economia no curto prazo. "O aumento da incerteza, associada à subida da inflação, são, provavelmente, os fatores que provocaram este declínio", afirma.

As seis questões da pesquisa mostram redução na confiança: economia; ramo de atividade; faturamento; lucro; empregados, e investimento. A queda mais acentuada foi em relação à confiança no crescimento econômico do País. Neste quesito, o indicador caiu de 73,4 pontos no segundo trimestre para 66,2 no terceiro trimestre.

Por ramo de atividade, a maior queda na confiança foi verificada entre os empresários do comércio, cujo índice atingiu 70,7 pontos ante 75,7 no trimestre anterior. O setor de serviços atingiu 71,2 pontos ante 74,5; e o setor industrial alcançou 71,8 pontos ante 75.

A diminuição na confiança se mostrou difundida entre as diferentes regiões do País —todas apresentaram declínio, em especial Sul e Centro-Oeste, com resultados pontuados em 69,1 pontos e 70,1 pontos, respectivamente. A Região Sudeste registrou 71,9 pontos e a mais otimista foi a Norte, com 72 pontos. Os dados foram coletados entre os dias 4 e 7 e foram ouvidos 1.297 empresários.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.