Tamanho do texto

BRASÍLIA- A Receita Federal liberou nesta segunda-feira para consulta o sexto lote de restituições do Imposto de Renda 2009 (ano-base 2008), o maior da história. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146.

No total, serão beneficiados 2.125.588 contribuintes, que receberão R$ 1,967 bilhão. O superlote é quase o dobro do liberado em outubro (R$ 1,119 bilhão).

O dinheiro terá correção de 5,39%. O acréscimo correspondente à variação da taxa Selic entre maio e novembro.

A restituição poderá ser sacada a partir do dia 16. Se o valor não for creditado, o contribuinte deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os seguintes números: 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades). Nesse caso, ele terá de agendar o crédito em qualquer conta corrente ou poupança em seu nome.

No mês passado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que a Receita Federal estava segurando as restituições do Imposto de Renda neste ano por causa da queda de arrecadação provocada pela crise econômica. Inicialmente, ele disse que o governo poderia liberar parte das restituições apenas em 2010, mas posteriormente assegurou que todos os pagamentos serão feitos neste ano.

Leia mais sobre: Imposto de Renda

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.