Tamanho do texto

Infográfico traz informações detalhadas dos Detrans e secretarias estaduais; veja no mapa abaixo quanto você pagará e decida se é melhor parcelar ou pagar à vista com desconto

Donos de veículos devem fazer as contas antes de decidir parcelar ou pagar o IPVA de uma vez só
Newton Menezes/Futura Press
Donos de veículos devem fazer as contas antes de decidir parcelar ou pagar o IPVA de uma vez só

O começo de ano é a época de despesa extra para os donos de veículos. Já começou o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Os Estados costumam oferecer um desconto para quem pagar o tributo de uma vez só. Assim, antecipam a receita e conseguem um reforço de caixa.

Para os especialistas em finanças pessoais, quem tiver uma reserva financeira leva vantagem ao pagar à vista, com desconto, já que as aplicações rendem menos do que os descontos oferecidos na maior parte dos Estados. Mas se você tiver de se endividar é melhor optar pelo pagamento parcelado e fugir dos juros bancários.

Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento.

Em São Paulo, os donos de carros têm denunciado o golpe do falso boleto para pagamento de IPVA. O caso está sendo investigado pela polícia.

Confira aqui o calendário de pagamento do IPVA do seu Estado no mapa desenvolvido pelo iG: