Tamanho do texto

Paulistas poderão fazer consulta na rede bancária apenas com o número do Renavam; veja tabela com datas de vencimento

Os proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo poderão consultar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2016 em toda a rede bancária a partir da próxima segunda-feira (21). A consulta poderá ser feita nos terminais de autoatendimento, pelos sistemas de internet ou nas agências bastando ter em mãos o número do Renavam do veículo.

Secretaria da Fazenda inicou o envio de cerca de 18 milhões de avisos de vencimento do IPVA
Thinkstock Photos
Secretaria da Fazenda inicou o envio de cerca de 18 milhões de avisos de vencimento do IPVA

Todos os bancos da rede credenciada estão habilitados a efetuar o recolhimento à vista, com desconto de 3%, ou receber a primeira das três parcelas do imposto. Para tal, o contribuinte tem o final de dezembro e o período até a data de vencimento da placa do veículo, em janeiro, para quitar o imposto da maneira que escolher.

Avisos de Vencimento

A Secretaria da Fazenda estadual iniciou o envio de cerca de 18 milhões de avisos de vencimento do IPVA 2016. O aviso é apenas um lembrete, não um boleto nem uma guia de pagamento – somente trazendo informações sobre o valor do imposto.

Quem não receber o comunicado deve acessar o site da Secretaria da Fazenda  para obter as informações. O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Calendário de vencimento do IPVA 2016