Tamanho do texto

Cobrança irregular de tarifas bancárias foi terceira maior causa de queixas ao Banco Central

Já parou para pensar que você pode estar pagando por serviços bancários que deveriam ser gratuitos? A cobrança irregular de tarifas foi a terceira maior causa de reclamações fundamentadas contra os bancos no Banco Central (BC) em junho. Só ficou atrás de débitos não autorizados em conta e restrição à portabilidade no crédito consignado.

Conheça os 10 serviços gratuitos para a utilização de conta corrente:

Se as taxas cobradas por seu banco estiverem no grupo dos chamados serviços essenciais, você pode exigir que não haja custos por sua utlização. Os bancos são obrigados, por uma resolução do Banco Central, a divulgar a tabela com os serviços essenciais em local visível, tanto nas agências físicas quanto na internet. A regra vale para conta corrente e poupança.

LEIA MAIS:  11 erros que facilitam a clonagem do seu cartão na internet

Há também os chamados serviços prioritários, estes sim com cobranças definidas por cada banco. Incluem-se aí transferências de dinheiro e operações de crédito. As tarifas também devem estar à disposição do cliente e, quando reajustadas, as instituições são obrigadas a disponibilizar as novas tabelas.

TAMBÉM:

cuidados antes de fazer o seguro para seu cartão de crédito

Conheça os pacotes bancários em vigor desde o ano passado

Bancos sobem tarifas para compensar perdas no crédito