Tamanho do texto

Tendência de alta nestas modalidades de crédito é observada desde novembro, diz Procon

As taxas médias de juros do cheque especial e do empréstimo pessoal voltaram a subir em fevereiro, acompanhando a evolução da Selic, revelou uma pesquisa da fundação Procon-SP, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, feita na última semana.

Juros do crédito voltaram a subir em 2013
Thinkstock/Getty Images
Juros do crédito voltaram a subir em 2013

De sete instituições financeiras consultadas, três elevaram suas taxas nas duas linhas de crédito. A tendência de alta é observada desde novembro de 2013. No início deste mês, a taxa Selic subiu meio ponto percentual, para 10,5%, na sétima alta consecutiva pelo Copom (Comitê de Política Monetéria).

LEIA MAIS: D ívida do cartão cresce seis vezes em um ano

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos foi de 5,44% ao mês, superior aos 5,40% registrados no mês anterior. A maior alta ocorreu no Banco do Brasil, que alterou os juros de 4,59% para 4,72% mensais, um acréscimo de 0,13 ponto percentual – representando uma variação positiva de 2,83% em relação ao mês anterior.

No cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,66% ao mês, superior à do mês anterior, de 8,48%. A maior alta foi no banco Itaú, que alterou os juros de 8,75% para 9,47% mensais, uma variação positiva de 8,23% em relação ao mês passado.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas