Multa para quem não enviar IR 2019 começa em R$ 165; prazo termina amanhã

Multa para atrasos é de 1% ao mês, com limite de até 20% do valor devido; é melhor entregar declaração dentro do prazo mesmo que incompleta

Foto: shutterstock
Especialistas recomendam que Imposto de Renda seja entregue no prazo mesmo que incompleto


Às vésperas do fim do prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) 2019, que termina às 23h59 desta terça-feira (30), um quinto dos brasileiros ainda não preencheram  o forumulário.

Leia também: Ainda não entregou seu IR? Confira o passo a passo para fazer a declaração

De acordo com um balanço divulgado pela Receita Federal, das 30,5 milhões de declarações esperadas, apenas 23,8 milhões foram recebidas, ou seja:  6,7 milhões de brasileiros ainda não entregaram seu  Imposto de Renda .

Se você é uma dessas pessoas que está atrasada no preenchimento da declaração , a recomendação é que os dados sejam entregues, mesmo que incompletos, até amanhã (30). Isso porque, caso o formulário seja enviado fora do prazo, o contribuinte será multado em, no mínimo, R$ 165,74. Essa cobrança pode subir para até 20% do valor do imposto devido.

Leia também: Como declarar imóveis próprios ou alugados no Imposto de Renda 2019

Vale lembrar que, após o prazo de 30 de abril, o contribuinte não pode trocar o modelo de IR  entregue (simplificado ou completo). Além disso, é bom saber que o programa da Receita Federal não não aceita o envio de declaração entre 1h e 5h da madrugada já que, nesses horários, o sistema é suspenso para ajustes.