Para consultar o extrato, o segurado deve acessar o site do INSS e selecionar a opção Extrato de Imposto de Renda no menu de serviços da página. As informações estão disponíveis apenas para quem já está cadastrado na plataforma. Quem ainda não possui a inscrição, deve informar CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para conseguir um código provisório, usado para fazer o primeiro acesso na plataforma.
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Depois de realizar o acesso, a página exibirá uma mensagem para que o segurado cria a sua própria senha. Ela deve conter números e letras maiúsculas e minúsculas, além de um caractere especial, como ponto de exclamação ou arroba, por exemplo. A exigência feita pela página visa aumentar a segurança da sua senha e diminuir a chance de alguém acessar sua conta em seu lugar.
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O site permite, ainda, consultar um demonstrativo de rendimentos de anos anteriores. Em caso de dúvidas, você pode ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social pelo número 135. Os brasileiros que moram no exterior também conseguem acessar as informações disponíveis no Meu INSS.
O informe do ano base 2017 também pode ser retirado pessoalmente nas agências da Previdência Social. No entanto, o INSS recomenda que a impressão do documento seja feita na internet ou nos terminais de autoatendimento dos bancos "para mais conforto ao cidadão".
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O informe de rendimentos de aposentadorias e pensões pelo INSS é utilizado para preencher a declaração no programa do Imposto de Renda. A entrega dos documentos deve ser feita até 30 de abril. De acordo com estimativas da Receita Federal, cerca de 28,8 milhões de brasileiros farão a declaração do IR este ano.
* Com informações da Agência Brasil.