Tamanho do texto

Sistema está disponível para computador e dispositivos móveis

Programa Rascunho permite que contribuinte adiante preenchimento da declaração de IR
Reprodução
Programa Rascunho permite que contribuinte adiante preenchimento da declaração de IR

Receita Federal lançou nesta terça-feira (21) um programa que permite aos contribuintes iniciar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2016. O aplicativo está disponível para computadores e dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e Apple. A utilização não é obrigatória.

Com o programa, o contribuinte pode preparar um rascunho da declaração que poderá ser importado no programa de declaração do IR 2016 quando esse for lançado, o que está previsto para março do ano que vem.

Leia também:

- Completa ou simplificada, conjunta ou individual: veja qual a declaração ideal do IR

- Curiosidades do IR: por que o Leão?

- Pague menos IR com as deduções certas

Em 2015, 69 mil pessoas baixaram o programa de rascunho para adiantar a sua declaração. A versão atual traz algumas novidades, como a possibilidade de importar os dados da declaração de 2015 e declarar doações, responsável pelos pagamentos, rendimentos isentos sobre lucro na venda de bens e rendimentos com exigibilidade suspensa. Também é possível mudar a palavra-passe.

A Receita anunciou também mudanças no sistema de notificações ao contribuinte por meio do celular. Aqueles que tiverem o telefone no cadastrado no eCAC agora receberão mais alertas sobre a situação de sua declaração.

Clique aqui para ir ao rascunho do IR 2016 .

Veja quais são as principais fraudes no Imposto de Renda