Tamanho do texto

Rendimentos extras devem ser declarados no Imposto de Renda, mesmo que sejam livres de tributação

Na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física muitas pessoas ficam na dúvida de onde incluir informações de rendimentos extras, como uma herança, doação de dinheiro de um parente ou mesmo o FGTS recebido após ser demitido.

Fique atento e aproveite todas as dicas de especialistas ouvidos pelo iG na cobertura completa que você pode ver na home Imposto de Renda . Abaixo, veja o que fazer para declarar uma renda não recorrente, recebida ao longo do ano de 2014.

Recebeu bolada do FGTS, o que fazer?

Os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) são rendimentos isentos de cobrança de Imposto de Renda. Mas mesmo não incidindo tributos, o contribuinte deve indicar o valor recebido no campo rendimentos não tributáveis, em FGTS.

Como declarar herança recebida?

Os bens ou direitos devem ser incluídos na declaração do responsável. O valor correspondente deve ser informado como rendimento isento e não-tributável e os rendimentos produzidos por esses bens ou direitos são tributados na declaração do responsável.

Doação em dinheiro

Essa informação deverá ser preenchida no campo de “Doações Efetuadas”, com o código específico e o valor doado. O contribuinte deve colocar o nome e CPF de quem recebeu a doação. Quem recebe a doação informa como rendimentos isentos, doação recebida, identificando também os dados de quem fez a doação.

Onde declarar pagamentos efetuados a advogados, em ação trabalhista?

Quando o contribuinte recebe verbas salarias numa decisão de reclamação trabalhista, situação na qual ele contou com o apoio de um profissional da área do Direito, os honorários pagos a ele são dedutíveis do rendimento recebido. Portanto, o contribuinte estará oferecendo o valor líquido à tributação. Ele deve declarar no campo de “Pagamentos Efetuados” o nome e o CPF do advogado ou o CNPJ e o nome da empresa de advocacia, bem como os valores pagos, no código 61.

Veja explicação sobre como declarar pensão e aposentadoria:


Confira cobertura do Imposto de Renda no iG

Entenda: tipos de declarações e despesas dedutíveis

Veja quais bens devem ser declarados no Imposto de Renda

Autônomo pode deduzir gastos com aluguel, energia, água e telefone do IR

Faculdade paga pela avó pode ser deduzida do Imposto de Renda? Assista

Contribuinte que deixa de pagar Imposto de Renda pode ter nome incluído no SPC

Como deduzir gastos com empregada doméstica no Imposto de Renda

Quando é melhor fazer a declaração em conjunto e individual

Gastos com instrução em intercâmbio podem ser deduzidos do Imposto de Renda?

Posso deduzir aula de inglês no IR? Veja respostas a essa e outras dúvidas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.