Tamanho do texto

Última lote de restituição do Imposto de Renda está disponível para consulta, tem 1.427.609 contribuintes e pagará mais de R$ 1,6 bilhão; veja se você caiu na malha fina

O contribuinte pode acessar a partir desta segunda-feira (8) a consulta ao último lote regular de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IR-PF) 2014. O pagamento será feito no dia 15 e contempla 1.427.609 contribuintes, totalizando mais de R$ 1,6 bilhão. 

Os beneficiados poderão conferir se conseguiram escapar da malha fina na página da Receita na internet . A consulta também poderá ser feita pelo telefone 146 ou por meio de tablets e smartphones com os sistemas iOS(Apple) ou Android.

A Receita prevê que a restituição fique disponível no banco durante um ano. Se o resgate não for feito nesse prazo, ele deverá ser solicitado pela internet, usando o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001, nas capitais e 0800-729-0001 nas demais localidades. O número 0800-729-0088 é disponibilizado especialmente para pessoas com deficiência auditiva. Nesse contato, o contribuinte pede o agendamento do crédito em conta-corrente ou em poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Você sabe quais são os produtos com maior carga tributária? Veja levantamento do IBPT: