Tamanho do texto

Especialista orienta como informar a locação por acordo verbal

No vídeo abaixo, o consultor tributário da IOB Folhamatic EBS, do grupo Sage, Daniel Oliveira, explica como declarar à Receita Federal o pagamento de aluguel quando não há contrato formal.

Um comprovante de depósito é suficiente para informar a relação de aluguel entre as partes, esclarece o especialista.

É preciso preencher a declaração em Pagamentos Efetuados, no código de Aluguel, vai declarar o nome e CPF do locador (quem oferece o imóvel para aluguel) e o montante que foi pago no ano.

TAMBÉM:  14 erros ao declarar o Imposto de Renda

Embora possam representar despesas significativas na renda do contribuinte, os gastos com aluguel não são dedutíveis do Imposto de Renda. Mas há exceções.

Segundo o especialista em gestão tributária da Alterdata, Edson Lopes, quem exerce atividade rural ou conduz veículos empregados pelo setor pode deduzir os gastos com aluguel, mas é preciso comprovar que o gasto é essencial para sua atividade.

Já os ganhos do locador são tributáveis se ultrapassarem o limite anual de R$ 25.661,70. Ainda que estejam abaixo deste valor, devem ser declarados à Receita.

Se o locatário (quem paga o aluguel) for pessoa física, o dinheiro recebido pelo locador deve ser preenchido na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos do PF/Exterior.

Caso uma empresa ocupe o imóvel, deve-se declarar no campo Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica – já que, neste caso, há retenção obrigatória do IR pelo pagador.

Locador pode abater despesas com corretagem

Se o locador teve gastos, no ano anterior, com corretores ou administradores, eles podem ser dedutíveis do Imposto de Renda, explica o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Sérgio Approbato Machado Júnior.

Para obter a dedução, o locador do imóvel deve preencher os valores pagos na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados", no código 71, e optar pelo modelo de declaração completo.

Consultor responde a outras dúvidas sobre a declaração de aluguel no IR:

- Recebo valores baixos de casas alugadas de pessoas físicas diretamente em minha conta bancária. Como devo declarar? Os imóveis estão em nome do meu pai.

Resposta: Vicente Sevilha Junior, presidente do portal DeclareFacil

A primeira recomendação é que os aluguéis sejam recebidos em conta bancária de titularidade do beneficiário do rendimento. Portanto, se o aluguel pertence a seu pai, é melhor que seja recebido em conta dele. Se o aluguel pertence a você, então pode ser recebido em sua conta.

A legislação determina que, todo declarante que receba rendimentos de pessoas físicas está sujeito a preencher o Carnê Leão, que pode ser baixado no site da Receita Federal . Com o auxílio deste programa, deve apurar todos os meses o valor devido. O recolhimento destes valores deve ser feito no último dia do mês seguinte ao do recebimento dos aluguéis. Ao preencher a declaração, o Carnê Leão gera um arquivo que é importado diretamente no programa gerador da declaração IRPF 2014.

Você pode preencher manualmente os campos relativos a estes rendimentos em sua declaração. Vá ao quadro Rendimentos Recebidos de PF (Pessoas Físicas/ Exterior), some os rendimentos de aluguéis recebidos a cada mês de todos os inquilinos, e informe nas linhas correspondentes aos meses. Lembre-se de que você pode deduzir comissões pagas às imobiliárias (veja acima). Se você fez recolhimentos de Carnê Leão, preencha estes valores pagos na coluna DARF pago código 0190.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.