Tamanho do texto

Perspectiva de calote aumentou 2,1% entre empresas e 1,7% entre consumidores, segundo pesquisa da Serasa

A perspectiva da inadimplência aumentou entre empresas e consumidores, segundo pesquisa da Serasa. Entre as empresas, a perspectiva cresceu 2,1% em abril de 2011, o sexto avanço mensal consecutivo, atingindo o nível de 97,4.

"Este resultado sinaliza que, a exemplo do que vem ocorrendo com a inadimplência do consumidor, a inadimplência das empresas também deverá exibir um ciclo de elevação nos próximos meses", afirmou a Serasa.

Para a entidade, "os juros manterão pressões sobre o custo financeiro das empresas num ambiente de maior desaquecimento econômico, especialmente durante o segundo semestre deste ano".

Entre os consumidores a perspectiva da inadimplência cresceu 1,7% em abril de 2011, atingindo o patamar de 98,7, o sétimo avanço mensal consecutivo. "Isto sinaliza que a inadimplência do consumidor, atualmente em ascensão, assim deverá permanecer ao longo de praticamente todo o ano de 2011".

Para a Serasa, entre os fatores para o aumento da inadimplência dos consumidores estão o maior grau de endividamento, a elevação da inflação, o encarecimento do crédito e as perspectivas de um crescimento mais brando da economia e do mercado de trabalho neste ano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.