Tamanho do texto

Tire suas dúvidas sobre as principais alternativas oferecidas pelos bancos para quem quer conquistar o sonho da casa própria

Existem diversas alternativas para levantar os recursos necessários para comprar, construir ou reformar um imóvel. Os mais comuns são os financiamentos - para compra  e reforma e construção - e os consórcios.

O iG preparou um guia para você escolher a opção mais adequada às suas necessidades.

Financiamentos: 

Leia aqui: Onde estão as linhas de financiamento para comprar seu imóvel

A maior oferta de crédito imobiliário é destinada à compra de imóveis prontos, embora algumas linhas também financiem terrenos. Clique e descubra quais as condições e programas existentes .

Veja também: quais são as linhas disponíveis para reforma e construção

Conseguir crédito para reforma e construção costuma dar mais trabalho que financiar a compra de um imóvel pronto. De saída, é preciso apresentar projeto, assinado por um engenheiro, com o cronograma da obra e a previsão de gastos para cada etapa. Após sua aprovação, o banco providenciará vistorias mensais para verificar se a obra está avançando conforme o previsto. Só então, a parcela é liberada.
Com isso, o sistema exige recursos próprios para o fluxo de caixa. “É preciso ter fôlego financeiro para primeiro construir e depois ir recebendo o dinheiro”, diz o gerente de construção civil da Caixa Econômica, Nédio Rosselli Filho. Para quem não pode esperar, a saída pode ser recorrer a linhas específicas para compra de material de construção. Os juros, porém, são pelo menos duas vezes maiores que os cobrados nas operações abaixo

Conheça ainda: os consórcios à venda no mercado

Para muita gente, os consórcios são uma alternativa ao financiamento para a compra, construção ou reforma de imóveis.