Tamanho do texto

A vista panorâmica pode encarecer um imóvel em 20%, mas torna-o mais fácil de vender; veja alguns com vista espetaculares à venda pelo País

Bastaram 24 horas para que os 44 apartamentos do condomínio Vistta Ibirapuera, localizado na zona Sul da capital paulista, fossem totalmente vendidos. Marc Hofling, diretor de Vendas da Gafisa, a construtora do empreendimento, atribui parte desse resultado ao aquecido mercado imobiliário. Porém, afirma que a forte procura foi motivada por um atributo que distingue esses imóveis de outros: a vista para o Parque Ibirapuera. “A vista é um objeto de desejo”, diz. “É um diferencial tão forte que, às vezes, o próprio empreendimento leva em seu nome a palavra ‘vista’, como nesse caso."

Quem opta por abrir a janela de um imóvel e se deparar com um parque, um ponto turístico ou uma vista panorâmica, no entanto, paga mais. Fernando Sita, diretor da imobiliária Coelho da Fonseca, afirma que a vista agrega valor ao imóvel, da mesma forma que uma garagem fácil de estacionar ou o número de quartos. Por isso, diz, num mesmo edifício o apartamento com vista será mais caro que os demais. Hofling, da Gafisa, calcula que essa diferença de preços seja, em média, de 20%. "A vista é critério de desempate e de aquisição do imóvel”, diz Sita.

Quanto vale uma vista? No oeste de Florianópolis, avista o mar por vários ângulos
Divulgação/Garapuvu Imóveis Especiais
Quanto vale uma vista? No oeste de Florianópolis, avista o mar por vários ângulos
Leia tudo sobre como conquistar sua Casa Própria

As vistas são mais cobiçadas pelo público da classe média alta, segundo Hofling. Assim, imóveis com preços a partir de R$ 300 mil têm a venda bastante condicionada ao que se vê pela janela. “Podemos perder o cliente se o imóvel não tiver vista”, diz.

Sita também afirma que imóveis com vista têm maior liquidez, que deve ser considerado na compra do bem, caso o objetivo seja vendê-lo posteriormente. Afinal, diz, reformas permitem fazer várias mudanças internas . “Mas um imóvel sem vista sempre será um imóvel sem vista”.

Leia também: Conheça as casas de praia mais caras à venda do Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.