Tamanho do texto

Promoção até a Copa de 2018 é válida para quem comprar imóvel no domingo (8). Contudo, reembolso só será feito se o cliente quitar as mensalidades primeiro. Especialistas recomendam cautela antes de assinar contratos de promoções

Diseño Alto de Pinheiros, um dos empreendimentos participantes da promoção
Divulgação/Even
Diseño Alto de Pinheiros, um dos empreendimentos participantes da promoção

A construtora Even anunciou que vai oferecer condomínio grátis até a Copa do Mundo de 2018 para quem comprar de um de seus imóveis neste domingo (8). As mensalidades só serão de graça, contudo, se o cliente pagá-las antes, diz o regulamento da promoção .

Leia também:  Imóvel de alto padrão encalha e vendedores admitem baixar preço

Na prática, é preciso arcar com as parcelas do condomínio para assim receber o reembolso – desde que o cliente cumpra todos os outros pontos do contrato. Um deles estabelece que as prestações do imóvel financiado também estejam em dia para receber o benefício.

“Para ter direito ao reembolso, o cliente paga primeiro, tem o desencarte de fluxo de caixa, mas depois recebe integralmente o valor pago”, explica Marcelo Dzik, diretor de incorporação da Even.

Outra regra do regulamento é que o reembolso do condomínio refere-se apenas à cota ordinária – que compõe as despesas fixas com funcionários, manutenção e limpeza. Qualquer valor extraordinário que seja cobrado para ajustes no prédio, como o fundo de obras, não está previsto como 'condomínio grátis'.

“É preciso ter bastante cautela, pois o condomínio costuma ter muitas despesas variáveis e o consumidor não vai ser ressarcido por este pagamento adicional”, alerta a advogada supervisora da Associação Proteste, Sonia Amaro.

De acordo com Dzik, da Even, eventuais reformas e melhorias no condomínio estão de fora das cotas ordinárias. “A promoção só vai pagar as despesas comuns do condomínio”, esclarece o executivo.

Dzik conta que a ideia da campanha surgiu para potencializar as vendas dos estoques da incorporadora. Além do reembolso, o cliente terá direito a descontos nos valores dos imóveis, conforme o perfil da unidade e a forma de pagamento, aponta.

O advogado especializado em direito do consumidor, Dori Boucault, recomenda ler atentamente o regulamento desta ou de qualquer outra promoção que ofereça algo grátis antes de assinar.

A decisão da compra deverá ser feita somente no domingo para que a oferta seja válida, o que pode colocar o potencial cliente sob a pressão de fechar o contrato sem muito tempo para refletir.

Leia mais:  Conheça as armadilhas do imóvel na planta

“Se o consumidor não entender alguma das cláusulas, sugiro consultar um advogado para esclarecer todos os pontos, já que é uma decisão muito importante e não pode haver pontos obscuros antes de fechar o negócio”, diz.

De acordo com Dzik, uma equipe da incorporadora estará disponível para esclarecer as dúvidas no local da campanha, na Even Megastore, na zona sul de São Paulo.

O reembolso será válido entre o período de 1º de setembro de 2014 e 30 de setembro de 2018, em 77 empreendimentos residenciais e comerciais de São Paulo. A promoção integrará imóveis prontos para morar e em construção.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.