A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou um aumento de 4,5833% nas tarifas
aeroportuárias dos terminais administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nesta terça-feira (16). Estes valores valores recaem sobre as tarifas de embarque, conexão, pouso e permanência.
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Após o reajuste, os consumidores agora poderão pagar uma tarifa máxima de R$ 31,27 em voos domésticos, e não mais de R$ 29,90. No caso do embarque internacional, a tarifa máxima passou de R$ 115,64 para R$ 118,06. A agência autorizou ainda o reajuste nos tetos das tarifas de armazenagem e capatazia de cargas de 2,94%. Os novos valores passarão a valer em 30 dias.
"O reajuste foi aplicado sobre os tetos estabelecidos pela Portaria nº 169/SRA, de 17 de janeiro de 2017, considerando a inflação acumulada entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017, medida pela variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE observada no período", disse a agência por meio de comunicado.
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Ranking de satisfação
Além disso, a Anac também anunciou que passará, já a partir desta terça-feira, a divulgar o ranking com as manifestações dos usuários do transporte aéreo. Os dados, coletados a partir de janeiro de 2017 são apresentados por empresa aérea e podem ser consultados por meio da plataforma do consumidor disponibilizada pelo governo. De acordo com a agência, mais de 12 mil demandas de usuários do transporte aéreo foram respondidas em 2017.
"Na apuração divulgada hoje estão a quantidade de reclamações registradas; o prazo médio de resposta pela empresa; o índice de solução das demandas conforme a avaliação dos consumidores; e o índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas na plataforma", informou a Anac.
Segundo o ranking da Anac, Latam e Azul estão em primeiro lugar no número de reclamações, proporcionalmente. A cada 100 mil passageiros transportados, são 18 reclamações para cada empresa. A Latam, que transportou 30,5 milhões de passageiros, foi a mais citada, com 5.479 registros. Já a Azul, teve 3.478 reclamações, para 19,592 milhões de passageiros que usaram a companhia.
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Já a Avianca acumulou 1.179 reclamações, com média de 12 registros para cada 100 mil passageiros que fizeram embarque. A média mais baixa foi a da Gol que recebeu 2.178 reclamações com 29,2 milhões de passageiros atendidos, o que dá uma média de 7 registros por 100 mil passageiros transportados.