O início do ano tem como uma das exigências para milhões de brasileiros o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O pagamento é obrigatório para a maioria dos automóveis e a isenção é prevista de acordo com o ano de fabricação do veículo. Em alguns estados, os motoristas podem receber um desconto se optarem por realizar o pagamento à vista.
Leia também: Tarifa branca entra em vigor e pode deixar sua conta de luz mais barata
Em São Paulo, por exemplo, o pagamento da cota única do IPVA para automóveis com placa final 1 está previsto para 9 de janeiro. Os valores do imposto variam de acordo com o valor venal e a categoria do veículo. Para ajudar os consumidores com dúvidas sobre o pagamento, o Brasil Econômico destacou as principais informações sobre o imposto. Confira:
São Paulo
Com o fim do envio de cartas de notificação em São Paulo, os proprietários de automóveis que residem no estado deverão consultar o valor e a data de vencimento do imposto por meio de site criado pelo governo . Para ter acesso às informações, é preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e a placa do veículo.
Para automóveis com placas final 1, o vencimento para pagamentos à vista com desconto e para a 1ª parcela de pagamentos a prazo está previsto para 9 de janeiro. Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, o imposto no estado ficará 3,2% mais barato. Os carros movidos a gasolina recolherão 4% sobre o valor venal. Para calcular o valor a ser pago, basta multiplicar o valor do veículo por 0,04. Confira os prazos de pagamento do imposto em São Paulo:
Rio de Janeiro
Os proprietários de automóveis registrados no Rio de Janeiro podem consultar os valores do imposto no site da Secretaria Estadual da Fazenda por meio do Renavam. As alíquotas são ligadas ao valor venal e variam de 0,5% a 4%, valor previsto para veículos bicombustíveis, movidos a álcool e/ou gasolina. Os motoristas que optarem pelo pagamento à vista terão 3% de desconto.
Leia também: Salário mínimo tem menor reajuste em 24 anos e passa para R$ 954 em 2018
No Rio de Janeiro, os donos de veículos com placa final 0 têm o vencimento mais próximo para pagarem a 1ª parcela ou realizarem o pagamento integral, com prazo para o dia 22 de janeiro. Para veículos com outras placas, esta etapa é realizada até 2 de fevereiro. Veja abaixo as datas de pagamento do IPVA para automóveis registrados no estado:
Minas Gerais
Os proprietários de veículos podem consultar o valor do imposto no site da Secretaria de Estado da Fazenda com o número do Renavam. O pagamento da cota única com desconto e da 1ª parcela IPVA para veículos do estado começa no dia 10 de janeiro para placas de finais 1 e 2. O prazo para cota única ou 1ª parcela para os demais veículos vai até 16 de janeiro. Quem optar pelo pagamento à vista tem direito a um desconto de 3% sobre o valor do imposto.
Leia também: Desemprego chega ao menor nível do ano, mas ainda atinge 12,6 milhões, diz IBGE
O valor do imposto varia de acordo com valor venal e o tipo de veículo. As alíquotas por categoria variam de 1%, para ônibus, micro-ônibus e caminhão, a 4%, para automóvel, veículo de uso misto, utilitário, caminhonete cabine dupla e cabine estendida e motor- casa. Confira os prazos de vencimento do IPVA para veículos de Minas Gerais:
Como emitir a guia do IPVA?
Demais informações sobre o IPVA, como o valor a ser pago, o prazo de pagamento e a emissão de guia podem ser obtidas por meio dos sites das Secretarias de Fazenda e dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). As páginas também detalham quais as alíquotas para a categoria em que seu veículo se encaixa e ajudam a solucionar outras dúvidas sobre o imposto.