Tamanho do texto

Levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito mostra que os brasileiros das classes C e D são os que mais sofrem com a inadimplência

Agência Estado

No mês de agosto, 41% dos consumidores brasileiros estão ou já ficaram impossibilitados de fazer compras a prazo por terem tido seus nomes incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito SPC Brasil, segundo pesquisa nacional realizada pelo próprio SPC.

Apesar desse universo incluir pessoas da classe A e B, o estudo feito no mês passado mostra que os brasileiros das classes C e D são os que mais sofrem com a situação da inadimplência. Entre os motivos estão a falta de planejamento financeiro e a dificuldade de avaliar o quanto efetivamente pagam quando fazem compras parceladas.

A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira, aponta uma relação direta entre renda e escolaridade, sendo que quanto maior a renda mensal per capita, maior o nível de instrução.

O economista da SPC Brasil Nelson Barrizzelli diz que um dos fatores que evitariam a inadimplência seria o conhecimento dos juros embutidos nos financiamentos. "Em casos como o do cartão de crédito e dos juros do cheque especial, os custos cobrados ao final superam em muito os do principal utilizado. Um conhecimento efetivo sobre esses juros evitaria que as famílias se tornassem inadimplentes pelo uso inadvertido desses instrumentos de crédito", afirma o economista.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas