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Procon-SP dá dicas para que os brasileiros não sejam prejudicados no período de paralisação dos bancários, que tem início nesta terça-feira

A greve dos bancários, que  começa nesta terça-feira , não tira a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, afirma o Procon-SP. Segundo a fundação, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados enquanto os bancos estiverem fechados.

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Para escapar de encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o consumidor tem que ir atrás da empresa com a qual tem dívida em aberto e pedir opções de pagamento, diz o Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Entre as alternativas estão o pagamento por internet, na sede da empresa, em casas lotéricas e por código de barras nos caixas eletrônicos, por exemplo.

É importante que o consumidor documente esse pedido (enviando e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não atenda, o a tentativa de quitar o débito, possa reclamar ao Procon-SP.

O Procon-SP orienta ainda o consumidor a não adquirir, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação