Tamanho do texto

A presidente do Federal Reserve (Fed) de São Francisco, Janet Yellen, estimou nesta quinta-feira que a economia americana pode recuar fortemente no quarto trimestre, depois do leve retrocesso do Produto Interno Bruto (PIB) registrado.

"Os dados divulgados na manhã de hoje (quinta-feira) revelaram que a economia se contraiu levemente no terceiro trimestre. Para o quarto trimestre, uma forte contração da economia parece provável", declarou Yellen em uma conferência na Universidade de Berkeley (Califórnia, oeste).

Segundo os números publicados nesta quinta-feira pelo departamento de Comércio, o PIB americano caiu 0,3% no terceiro trimestre de 2008 a ritmo anual, em relação ao trimestre anterior.

Yellen defendeu a idéia de um pacote de ajuda federal para os proprietários e para o mercado imobiliário, para complementar as medidas de apoio à economia já adotadas pelas autoridades.

"Outra abordagem para resolver a crise passa por uma ação direta contra os problemas que afetam o mercado imobiliário, ou seja, um aumento da ajuda aos proprietários desamparados para reduzir o número de imóveis confiscados, ou mesmo através de incentivos para estimular a compra de imóveis", declarou Yellen em Berkeley.

mj/ap/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.