Tamanho do texto

No Congresso, secretário chegou a afirmar que a inflação "não ficará, de forma alguma, fora da banda de tolerância em 2011"

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, afirmou há pouco que a inflação de junho "será bem menor" que os 0,47% apurados em maio. "O IPCA mostrou uma descompressão completa", avaliou.

No Congresso, Holland chegou a afirmar que a inflação "não ficará, de forma alguma, fora da banda de tolerância em 2011". A meta para o IPCA é de 4,5%, com oscilação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Em rápido seminário na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, Holland afirmou que o manejo fiscal tem contribuído para o controle de preços no país, impedindo que o Banco Central tenha que elevar o juro a taxas astronômicas, como no passado.

"Estamos crescendo de forma ordenada, num mundo em desordem. Creio que isso é uma grande vantagem", afirmou. Ele reiterou que os países avançados ainda sofrem com os efeitos da crise de 2008. "O que estamos fazendo é construir condições para um desenvolvimento sustentável. Não há, no Brasil, um problema de descontrole inflacionário ou de descontrole fiscal", disse. Segundo o secretário, a relação dívida líquida pública com o PIB "vai convergir para 30%, antes do que a gente imaginava".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.