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Investimento em anúncios na rede subiu 19,6% em relação a 2010, enquanto setor expandiu 8,5%; TV aberta intensificou liderança e chegou a 63,3% de participação

Num ano em que a economia brasileira cresceu menos de 3% , o faturamento dos veículos de comunicação com publicidade registrou expansão de 8,54%, segundo relatório divulgado pelo Projeto Inter-Meios, feito pela PricewaterhouseCoopers e pelo jornal Meio & Mensagem. A TV aberta, que já mordia o maior pedaço do bolo, expandiu a liderança no ano passado – teve alta de 9,17% – e chegou a uma participação classificada como "histórica" pelos pesquisadores, calculada em 63,3%. O total de ganhos desse mercado foi de R$ 28,45 bilhões, de acordo com os dados.

Veja qual a participação de cada meio no mercado publicitário

TV tem faturamento maior que todos os outros canais somados

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Projeto Inter-Meios / em %

O faturamento total em publicidade da TV aberta ultrapassou R$ 18 bilhões, de acordo com o projeto. Os jornais impresos, meio com segunda maior participação, tiveram ganhos de R$ 3,36 bilhões em 2011, crescimento de 3,83% em relação ao ano anterior.

Nas comparações entre 2011 e 2010, os únicos meios que tiveram queda no resultado foram "cinema" e "guias e listas", com recuos de 6,36% e 2,59%, nessa ordem. A internet foi o meio que mais cresceu, com 19,63% de elevação nos ganhos, chegando a 5,1% de participação de mercado.

Variação em relação ao ano anterior

Confira quem teve resultados melhores ou piores na comparação entre 2011 e 2010

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Projeto Inter-Meios / variação em %

Os pesquisadores destacam que 2011 foi um ano sem Copa do Mundo ou Olimpíadas, que tradicionalmente turbinam os ganhos do mercado publicitário. Em 2010, o mercado havia crescido 17,7%, ajudado pela Copa da África.

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