Tamanho do texto

Washington, 20 jan (EFE).- Os fabricantes de carros não poderão sobreviver sem estratégias para manter clientes, disse um estudo divulgado hoje pela firma de pesquisa de mercado do setor automotivo R.

L. Polk.

"Cuidar dos clientes e concessionárias nunca foi tão importante para os fabricantes", disse a firma, explicando que este ano e o próximo serão "fundamentais".

O estudo revelou que os consumidores de modelos que deixam de ser fabricados trocam de marca em 55% das vezes que compram o próximo veículo.

A Polk relatou que este número está 8% acima do normal e que, devido à crise, a perda de um cliente é bastante dolorosa "especialmente porque muitos consumidores não comprarão novos veículos no mesmo ritmo que antes".

"Com a expectativa de menos vendas nos Estados Unidos, aliada às taxas de lealdade dos proprietários de aproximadamente 45%, essas condições supõem uma ameaça financeira extrema para qualquer fabricante de automóveis", disse.

Stephen Polk, presidente da firma, divulgou nota afirmando que o setor vai superar este momento. Além disso, recomendou que as empresas criem estratégias para minimizar o impacto negativo do rápido desaparecimento de produtos - e que estes programas sejam tão importantes como o lançamento de novos veículos. EFE crd/dp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.