Tamanho do texto

SÃO PAULO - As bolsas de valores da Ásia terminaram a sexta-feira em alta. As expectativas sobre o plano de estímulo da economia da gestão Barack Obama mexem com o mercado.

Os agentes também consideraram o fechamento positivo de Wall Street ontem.

Existe a possibilidade de o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, anunciar na segunda-feira a estratégia do governo Obama para revitalizar o sistema bancário, conforme matérias na imprensa dos EUA.

Esta notícia impulsionou o setor financeiro. Papéis de tecnologia também foram destaque. As ações do Mizuho Financial Group tiveram alta de 2,3%. O ativo do banco Mitsubishi UFJ Financial Group subiu 0,6%.

A fabricante de computadores Lenovo verificou elevação de 11% em suas ações em Hong Kong em resposta à mudança de sua direção, com a troca do então executivo-chefe William J. Amelio por Yang Yuanqing. A ação da Canon avançou 4,9% em Tóquio.

O índice japonês Nikkei 225 aumentou 1,60%, aos 8.096,62 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve ganho de 3,61%, aos 13.655,04 pontos. Já o Shanghai Composite, de Xangai, avançou 3,97%, aos 2.181,24 pontos, enquanto o Kospi, da Coreia do Sul, registrou valorização de 2,75% e encerrou esta sessão aos 1.210,26 pontos.

(Vanessa Dezem | Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.