Tamanho do texto

Cliente da IP Coal, subsidiária da Aquila, cancelou um carregamento de carvão na última sexta-feira

selo

A australiana Aquila Resources alertou que suas operações na mina de carvão Isaac Plains, na Austrália, serão afetadas se um acordo sobre embarque de carvão não puder ser fechado com a Vale, que também controla a mina, e se os estoques da matéria-prima alcançarem seu limite. Um cliente da IP Coal, subsidiária da Aquila, cancelou um carregamento de carvão na última sexta-feira, informou em comunicado a companhia. 

"O tamanho de qualquer efeito adverso na IP Coal não pode ser determinado neste estágio e é dependente do resultado das discussões da empresa com a Vale, uma vez que estas questões continuam sem solução e se a IP Coal continuar a ser impedida de vender, separadamente, sua participação de 50% do carvão produzido na Isaac Plains ", disse a Aquila.

Um acordo segundo o qual a Vale comercializou carvão da Isaac Plains expirou em novembro e, desde então, os parceiros têm vendido sua própria quota da produção da mina. As empresas vêm discutindo como um acordo para transportar carvão da mina para seus respectivos clientes pode ser formalizado, mas até agora um consenso não foi alcançado.

A operação de carvão térmico e metalúrgico a céu aberto na Bacia Bowen de Queensland, rica em carvão, retomou a produção no fim de janeiro, após ser afetado por inundações na região no início de dezembro.

A Aquila e a Vale têm travado disputas sobre inúmeras operações de carvão que possuem em parceria em Queensland, incluindo a forma de prosseguir com o desenvolvimento do projeto Eagle Downs e um desacordo sobre o valor da participação minoritária de 24,5% da Aquila no projeto de carvão coque Belvedere, que a Vale quer comprar.

Na semana passada, a Aquila projetou o custo de desenvolvimento de Eagle Downs em uma nova mina de carvão de coque em 1,25 bilhão de dólares australianos, mais afirmou que um estudo de viabilidade não pôde ser concluído, porque as ligações de transporte e os acordos de venda não foram fechados. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.