Tamanho do texto

Parceria, que tem duração prevista de 5 anos, deve contribuir para o desenvolvimento das atividades do Instituto Tecnológico Vale

A Vale anunciou nesta segunda-feira a assinatura de um convênio com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento das atividades do Instituto Tecnológico Vale (ITV). Diretor do ITV, Luiz Mello revela que a ideia da parceria é usar a expertise do MIT no fortalecimento das relações entre o meio empresarial e acadêmico.

“Hoje, existe um fosso separando o conhecimento produzido nas universidades das necessidades das companhias. Nesse sentido, o convênio pode ajudar a nos aproximar de pesquisadores e professores que desenvolvem projetos relacionados às áreas de interesse da Vale”, afirma.

Segundo Mello, o convênio inclui a participação do ITV em grandes laboratórios de pesquisa, a organização de seminários internacionais e o envio de pesquisadores e funcionários da Vale para cursos no MIT.

Nesta terça-feira, o ITV já promove, em Belém do Pará, o primeiro de três seminários internacionais que deverão contribuir para a definição das linhas de pesquisas que vão direcionar os trabalhos do Instituto. Entre os palestrantes, destaca-se o pesquisador Mohan Munasinghe, diretor do Instituto de Consumo Sustentável na Universidade de Manchester (Reino Unido) e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, em 2007, ao lado de Al Gore e outros membros do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

De acordo com Mello, já estão programados outros dois seminários internacionais, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. “Até o início do segundo semestre, serão definidas as linhas de pesquisa para as três unidades do ITV, localizadas em Belém, Ouro Preto e São José dos Campos”, acrescenta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.