Tamanho do texto

Início das operações da fábrica de celulose no Maranhão só deve ocorrer em novembro de 2013

A Suzano Papel e Celulose planeja fazer investimento total da ordem de R$ 3,5 bilhões em 2011, conforme comunicado ao mercado divulgado nesta jornada. Na nota, a empresa informa que voltou atrás na decisão de antecipar o início das operações de sua fábrica de celulose no Maranhão - em vez de abril de 2013, como havia informado anteriormente, a previsão agora é novembro daquele mesmo ano.

A Suzano também decidiu postergar a decisão de compra dos equipamentos industriais para sua unidade no Piauí para o primeiro semestre de 2014. No balanço da companhia referente ao primeiro trimestre do ano, a previsão para decisão de investimento industrial em Piauí aconteceria no primeiro semestre de 2012.

Pelas projeções divulgadas hoje, a alavancagem (relação entre dívida líquida e Ebitda) da companhia deve encerrar o ano entre 3 vezes e 3,5 vezes, nível mais elevado em relação ao fim de 2010, quando correspondia a 2 vezes.

"A decisão é resultado da constante avaliação dos planos de investimento frente ao cenário concorrencial e macroeconômico envolvendo variáveis como moeda, preço das principais commodities e reflete o compromisso da companhia com o equilíbrio econômico-financeiro", observa a Suzano em nota.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.