Tamanho do texto

Em 2011, fabricante de bebidas teve prejuízo líquido 59,8% maior que o visto no ano anterior

selo

A fabricante de bebidas Schincariol, vice-líder nacional no mercado de cervejas, vai investir R$ 480 milhões neste ano, destinados à modernização de suas unidades fabris e na ampliação de sua capacidade produtiva e de distribuição. O dado foi divulgado em balanço financeiro de 2011 publicado nesta quinta-feira nos jornais.

"Diante de uma previsão de crescimento da economia para 2012, faz-se importante a continuidade de investimentos para atender a estratégia de crescimento da companhia, o que permitirá um cenário favorável e de bons resultados neste ano", diz a administração da Schincariol, no documento. Em novembro do ano passado, a e mpresa foi adquirida pela japonesa Kirin e conta com 13 fábricas em 11 Estados do País.

"Esse movimento de aquisição está alinhado com a estratégia internacional da Kirin, denominada 'Visão Kirin 2015'", explica a companhia. Com relação aos resultados de 2011, a Schincariol teve um prejuízo líquido consolidado de R$ 78,119 milhões, 59,8% maior do que as perdas de R$ 48,893 milhões de 2010. Segundo a empresa, o resultado refletiu o incremento nos custos da matéria-prima e do forte investimento em Marketing na recém-lançada cerveja "Devassa Bem Loura".

A receita líquida do período somou R$ 3,159 bilhões, 10,7% maior do que a de R$ 2,854 bilhões de 2010. Os impostos sobre vendas atingiram R$ 2,6 bilhões, aumento de 10%, enquanto o Ebitda normalizado (antes de receitas e despesas especiais) em 2011 foi de R$ 268 milhões. O resultado financeiro líquido da Schincariol em 2011 ficou negativo em R$ 63,994 milhões ante um montante negativo de R$ 92,091 milhões de 2010.

O caixa e equivalentes de caixa da empresa eram de R$ 170,107 milhões ao final de 2011, queda de 20% ante R$ 212,560 milhões de 2010. Já o total de empréstimos e financiamentos no final do ano passado era de R$ 1,121 bilhão, sendo R$ 383,238 milhões a vencer no curto prazo (circulante). "A administração seguirá firme no propósito de conquistar o público consumidor para, com suporte e conhecimento do Grupo Kirin, consolidar-se como uma das mais sólidas organizações do Brasil", ressalta a companhia, no relatório.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.