Tamanho do texto

Unidade desenvolverá pesquisas nas áreas de sustentabilidade e recursos humanos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta sexta-feira (23) um convênio com a Columbia University, dos Estados Unidos, para a instalação de um centro de pesquisas da instituição de ensino na capital fluminense. O chamado “Global Center” vai desenvolver pesquisas em parceria com universidades brasileiras nas áreas de economia verde, sustentabilidade, planejamento urbano e formação de capital humano.

Leia também: Universidade de Columbia abre centro de pesquisa sobre BRICs

Beth Santos
Paes na cerimônia em que foi anunciada a instalação do Global Center da Columbia University
A previsão é de que a unidade seja inaugurada em setembro deste ano. Ela ficará instalada no terceiro andar da sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, no centro da cidade. A iniciativa integra o programa de globalização da Columbia University e já conta com oito unidades em outros países, entre eles, China e Índia.

“É uma honra para a cidade receber uma das universidades mais importantes do mundo. Essa é a vocação do Rio, ser um centro de serviços, de estudos e de gente de qualidade”, disse Eduardo Paes. “Isso aqui é quase tão importante quanto as Olimpíadas, embora as pessoas não se dêem conta disso. O Rio está incluindo no cenário internacional de cidades globais”, completou.

De acordo com Thomas Trebat, diretor do centro de estudos brasileiros da Columbia University que vai dirigir o “Global Center” no Rio, a ideia do projeto conta com a vinda de professores e alunos da instituição norte-americana para a troca de conhecimentos. Cursos, eventos e seminários abertos ao público também estão previstos. “Queremos que todos participem. Não vamos trazer soluções e, sim, boa vontade associada ao talento para pensar em soluções para os problemas do Rio e do Brasil”, afirmou.

As universidades brasileiras que serão parceiras no projeto ainda não foram definidas, segundo Trebat. “Vamos fazer parcerias com várias. Não temos o intuito de ser exclusiva. Aqui existem muitas universidades boas em áreas diversas. É impossível pensar em só um parceiro”, disse.

O “Global Center” será o segundo projeto da Columbia University no Rio. A instituição de ensino possui desde março de 2011, na Praça Tiradentes, no centro da capital fluminense, o Studio X. Ligado à Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da universidade norte-americana, o local é um polo que propõe atividades para debater os desafios e futuro urbanísticos das cidades.

Na unidade, são oferecidos cursos e seminários gratuitos ao público. As cidades de Nova York, Pequim, Amã e Mumbai também possuem Studio X. Fundada em 1754, a Columbia University possui atualmente cerca de 27 mil alunos e é a instituição de ensino superior mais antiga do Estado de Nova York.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.