Tamanho do texto

A jornalistas da área, presidente americano aconselha as pessoas a economizar, mas conta que levou 10 anos para pagar uma dívida

A Família Obama na Casa Branca
Divulgação
A Família Obama na Casa Branca
Em encontro com jornalistas de internet especializados em finanças pessoais, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu seus próprios conselhos sobre o que fazer com dinheiro, citando o que aprendeu com sua avó. “Não gaste todo o seu dinheiro”, disse o presidente americano, segundo o site de notícias CNN Money.

Segundo ele, sua avó, que começou como secretária e ascendeu à vice-presidência de um banco regional do estado de Kansas, lhe disse: “Guarde um pouco de qualquer dinheiro que você ganhar. E a mágica dos juros compostos acontecerá”.

Mas Obama também acredita que, em alguns momentos, é preciso pegar dinheiro emprestado. Quando ele e a primeira-dama, Michelle, se formaram na faculdade de direito de Harvard, em 1991, estavam atolados em uma dívida de US$ 125 mil. Obama afirmou que levou 10 anos para quitá-la.

O presidente americano conversou também sobre a necessidade de se ter disciplina financeira e fazer uma economia de cada rendimento recebido, além de realizar escolhas inteligentes de investimento. Ele contou que sua primeira casa própria foi adquirida em consórcio, que lhe custou na época US$ 180 mil. Mas o casal Obama foi capaz de pagar pelo financiamento da casa e dos estudos.

“Entendo o que os jovens estão passando nesse momento”, afirmou o presidente americano, referindo-se aos elevados custos das universidades. “Nós (ele e Michelle) tivemos sorte porque cursamos boas escolas de direito e sabíamos que poderíamos pagar pelos cursos. Foi um bom investimento”, disse Obama.

Leia também no iG:

Fuja das dívidas, já aconselhava o avô de Warren Buffett

Entra em vigor lei que cria cadastro de bons pagadores

Dia dos namorados ficou mais caro

Seu dinheiro, por Denyse Godoy


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.