Tamanho do texto

Escritor aplicava inovação para mudar a maneira como o mundo pensava a pobreza

Entre as milhares de pessoas que conhecemos ao longo de nossa existência, somente algumas tornam-se parte de nossas vidas de maneira significativa. Tenho certeza que todos nós nos lembramos de um professor favorito, do primeiro amor ou dos avós que deixaram ensinamentos importantes. Para mim, Coimbatore Krishnarao (C. K.) Prahalad, cujo falecimento caba de completar um mês, foi uma dessas pessoas.

Assim como muitos outros, eu fui influenciado por seus livros, “Competindo pelo Futuro” e “A Fortuna na Base da Pirâmide”, bem como por sua filosofia de que a pobreza global poderia ser erradicada e fortunas poderiam ser realizadas se as empresas reconhececem que elas poderiam se dar muito bem fazendo o bem.

Em sua vida profissional, ele foi escritor, professor e consultor de empresas e governos. Mas ele foi muito mais do que isso. Sua capacidade de entender as necessidades individuais do mundo e sua habilidade em traduzi-las de forma a motivar empresários e chefes de Estado a buscar soluções inovadoras era realmente rara.

C.K. foi um dos gurus de inovação mais respeitados no mundo e ficou claro que a sua missão na vida era aplicar inovação para mudar a maneira como o mundo pensava a pobreza. Ele acreditava na dignidade de dar aos pobres uma voz e uma escolha nas decisões que eles fazem sobre suas vidas. E o mais importante, ele acreditava na humildade e capacidade de ouvir.

O que fez de C.K. uma pessoa tão incrível é que ele não andava pelos corredores das Nações Unidas ou do Departamento de Estado para enfrentar a pobreza. Ele foi despertando empresas da Fortune 500 com a sua visão de mudança social. O que ele buscava era converter o aparentemente imutável, criando um paradigma completamente novo e utilizando inovação para promover mudanças radicais.

Com o livro “A Fortuna na Base da Pirâmide”, C.K. criou uma linguagem que permitiu à comunidade empresarial falar sobre mudança social e, simultaneamente, permitiu que o setor social falasse sobre o capitalismo como uma ferramenta para combater a injustiça social. Essa contribuição só demonstra o seu enorme brilho frente a uma das maiores divisões culturais e ideológicas do nosso tempo.

C. K. ficou conhecido por desafiar os pressupostos tradicionais e a forçar os líderes de indústrias a questionarem constantemente a sua “lógica dominante” (um conceito favorito de C. K.). No início de 1990, ele forçou os líderes da indústria indiana a questionar suas premissas e a repensar seus modelos de negócio para fugir de seu crescimento linear. Ele foi o guru em inovação por trás de vários produtos e serviços lançados nos últimos anos pelo Grupo Tata da Índia. Dentre as diversas inovações introduzidas pelo Grupo Tata se incluem: (a) o carro ultra-barato Nano Car de USD 2.500, (b) o hotel ultra-barato Ginger Hotel com serviços similares a um Marriott or Sheraton por apenas USD 20 a noite, (c) a moradia ultra-barata Tata Housing, em que um apartamento de 90 m2 custa apenas US$ 22 mil.

C. K. foi excepcional em sua previsão a respeito das próximas grandes idéias. Ele realmente acreditava em melhorar o mundo através de suas contribuições. Ele foi uma das primeiras pessoas a articular uma visão de como combinar a sustentabilidade com a inovação nas empresas. Tinha também uma visão de inovação empresarial global com o crescimento inclusivo para garantir que as camadas economicamente menos privilegiadas da sociedade se beneficiassem dcrescimento econômico em todos os setores.

Infelizmente, perdemos um pensador brilhante e um evangelista de inovação empresarial. Embora lamentando a sua morte, também precisamos valorizar nossas memórias a respeito do C. K. e de seu trabalho. A melhor maneira de homenagear a C. K. é lutar para transformar seus sonhos em realidade, mantendo vivo o seu conceito de inovação, sustentabilidade e erradicação da probreza no mundo.

Alexis Gonçalves é membro do Conselho Diretivo da American Society for Quality e gestor sênior da Pfizer em Nova York, onde lidera a implantação do programa de Inovação na área de Tecnologia em Negócios. Alexis também é autor dos livros "Innovation Hardwired” e “Herramientas Avanzadas de Innovación”.

    Leia tudo sobre: inovação
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.