Tamanho do texto

Reserva estimada é de aproximadamente 34 milhões de barris; especialistas ainda realizam de perfuração para conhecer sua riqueza

A Companhia Nacional iraniana de Petróleo e Gás, "Pars Oil", anunciou neste domingo o descobrimento de uma nova jazida de petróleo perto do litoral do Golfo Pérsico, que poderia ter uma reserva estimada de 34 bilhões de barris.

Segundo o diretor-geral, Ali Vakili, citado pela agência de notícias energéticas "Shana", as reservas se encontram em um campo denominado "Ferousi", onde os especialistas ainda realizam operações de perfuração para conhecer sua riqueza com exatidão.

Em outubro, o ministro iraniano de petróleo, Massoud Mir-Kazemi, já havia antecipado que o Irã estava disposto a fazer uma nova descoberta de petróleo no sul do país.

O ministro anunciou também que tinha encontrado uma nova jazida de gás natural na província de Hormozgan com uns "70 bilhões de metros cúbicos de gás". O Irã é um dos cinco maiores exportadores de petróleo do mundo, com aproximadamente 3,8 milhões de barris diários.